sexta-feira, 11 de junho de 2010

  


 

Emprego: agora não existem mais desculpas
                                       Por Vagner Santos

É cultural escutarmos por aí que o ano profissional começa apenas após o carnaval. Que ninguém vai contratar antes desse período. Que as empresas estão de recesso etc. Ou seja, desculpas para fracassar e "descansar" entre os desempregados existem aos montes. Vivemos hoje em uma armadilha de caranguejos, onde a tampa é aberta, mas nenhum consegue sair, pois os outros puxam para baixo os que tentam subir. Mas essa é a uma postura que deve ser repelida e profissionais que se julgam de destaque devem procurar afastar-se deste tipo de conceito e das pessoas que os têm. Crescemos em um ambiente tido como o país do futebol, da cerveja e do carnaval, se não fizermos nada para nos destacarmos seremos fruto de um meio "medíocre".
Como dono de consultoria, percebo inúmeras empresas contratando. Vejo várias vagas em aberto em belíssimas firmas. Entretanto, não vejo uma mudança na mente dos profissionais. E como podemos mudar isso? É simples: buscando maximizar nossos contatos, estando verdadeiramente ativos no mercado. E não digo isso somente para os desempregados que devem abrir vários caminhos na busca por uma nova colocação, mas também para aquele profissional que está trabalhando de forma infeliz e não faz nada para mudar, baixando sua produtividade pelo desestímulo. Não deixem essas coisas acontecerem! Valorizem-se! Sugiro sempre a este tipo de profissional que visite uma empresa de assessoria de carreira, que conheça o que pode ser feito por ele para mexer, para melhor, nas bases de sua história profissional.
Percebo também que muitos profissionais e até mesmo executivos não fazem a menor ideia do que é uma empresa de assessoria de carreira para profissionais e quando entramos em contato com este tipo de profissionais estes confundem com empresas de Recrutamento e Seleção de mão de obra e executive search. Ora, se eles não conhecem a diferença, como poderão buscar tal serviço para si próprio? Assim, apresento a seguir algumas significativas diferenças:
Recrutamento e Seleção - Serviço necessariamente pago pela empresa contratante. Neste formato o profissional não pode escolher o que e fazer com que a consultoria ou agência corram atrás para ele, pois quem é o "patrão", que dita as regras do jogo, é a empresa que paga pelo serviço. Neste formato o profissional fica em uma base de dados aguardando o dia onde a contratada para fazer o serviço possa ter algo dentro de seu perfil para apresentá-lo. Aqui o foco é atender as necessidades da empresa.
Assessoria de carreira: Aqui o "patrão" é o profissional, pois é ele quem paga pelo serviço, ditando quanto quer ganhar, onde quer trabalhar (local) e qual a forma de contratação que melhor lhe atenda, nomenclatura de cargo que busca, que tipo de desafio profissional lhe estimula. Ou seja, é competência da contratada correr atrás do que o profissional quer, buscando gerar-lhe entrevistas dentro de suas pretensões ou o mais próximo dessas. Como se ganha do profissional, geralmente essas empresas trabalham gratuitamente para as contratantes, o que proporciona um quantitativo de vagas um pouco maior facilitando assim a chegada no que é preferido pelo cliente (profissional).
Percebo também alguns profissionais que acham que as boas vagas facilmente aparecerão e eles logo entrarão em uma boa empresa, sem fazer praticamente qualquer esforço. Esse tipo geralmente bate na porta da minha empresa seis meses depois, arrependido de não ter contratado antes os serviços de recolocação profissional/assessoria de carreira. Não pense que o jornal de domingo o salvará. Ele é somente mais uma ferramenta para ajudá-lo. Não pense que, porque cadastrou seu currículo na Internet, as coisas estão resolvidas. Muito pelo contrário. Já procurou saber quantos profissionais estão cadastrados no mesmo site que você está procurando um novo emprego? Milhares!!!
Na procura por uma boa recolocação é de suma importância ter vários caminhos e chances. Então, volto a sugerir: Reative toda a sua rede de relacionamentos pessoal, comunicando-a que está disponível no mercado (mesmo se ainda estiver trabalhando). Fique tranquilo, comunicar não é mendigar emprego, você só está maximizando os divulgadores.
Revise seu currículo e se não julgá-lo perfeito procure a ajuda de um especialista. Nunca o deixe 99% bom, pois na batalha com você existirão vários 100% bons para passar à sua frente e chamar mais atenção. Uma boa elaboração curricular é o mínimo para iniciar a buscar pela diferenciada recolocação.

Nunca desanime. Se estiver demorando é porque você precisa buscar mais, abrir mais portas e não é vergonha alguma ir de encontro a especialistas em recolocação. Pelo contrário, vergonha é ficar muito tempo desempregado, dando desculpas sobre o porquê isso está acontecendo com você.

Boa Sorte!

2 comentários:

ginalva Mª B. Silva disse...

Aproveitando a oportunidade quero sugerir a você cursos na área fiscal pois muito dificil de ser encontrada em Feira e o setor Financeiro é muito procurado inclusive eu tenho interesse pense no assunto e torne se referencia neste assuntos.Obrigada,

ginalva Mª B. Silva disse...

Vagner, você vai ser o maior agenciador de Feira de Santana, sobretudo porque conhece bem gestão de pessoas e não deixa ninguém desanimar a começar por mim,que acredito não aconteceu ainda é poque está por vir algo muito melhor.Tudo de bom para você e família.

Postar um comentário