sexta-feira, 7 de outubro de 2011

BAHIA TERA A FABRICA DA JAC MOTORS



JAC Motors anuncia fábrica na Bahia


Indústria terá 80% de capital brasileiro e custará R$ 900 milhões, com capacidade de produzir 100 mil carros






Sérgio Habib, que preside a empresa no Brasil, afirma que a unidade começará a operar até 2014






FERNANDO RODRIGUES


EM SÃO PAULO






No centro da polêmica sobre importação de carros populares chineses para o Brasil, a JAC Motors anuncia hoje os planos para construir uma fábrica própria na Bahia.


Com capacidade para produzir 100 mil unidades por ano, o empreendimento custará R$ 900 milhões e terá 80% de capital brasileiro.


O responsável pelo investimento é Sérgio Habib, 53 anos, presidente da JAC Motors no Brasil. Ele falou ontem à Folha e ao UOL, relatando ter viajado nos últimos dias à China e a Brasília.


O empresário formaliza hoje o compromisso de nacionalizar a produção para tentar uma contrapartida do governo federal a respeito do aumento de IPI incidente em carros vindos do exterior.


No mês passado, a presidente Dilma Rousseff assinou um decreto aumentando em 30 pontos percentuais o IPI para automóveis importados - exceto para os produzidos em países com acordos comerciais com o Brasil, como a Argentina e o México. Uma das razões do aumento do IPI foi a entrada dos carros chineses a baixo custo.


No mercado desde março, o modelo J3 da JAC já passou de 20 mil unidades vendidas a R$ 37.900 - com vários itens não disponíveis em concorrentes fabricados no país.


Se concretizar o seu plano, Sérgio Habib será o único brasileiro dono de uma montadora de automóveis populares no país. Todas as outras marcas que atuam nesse segmento são multinacionais de capital estrangeiro.


"A expectativa é fazer um carro abaixo de R$ 40 mil", diz Habib a respeito do automóvel que a JAC pretende produzir aqui.


O lançamento deve ser em 2014. A fábrica será instalada em um terreno próximo ao Polo Industrial de Camaçari, cidade na região metropolitana de Salvador.


A escolha da Bahia se deu, entre outras razões, por um motivo econômico. "Nos últimos quatro anos, o mercado de automóveis no Brasil cresceu 44%. São Paulo cresceu 15%. Salvador cresceu 65%. Uma estatística simples: o mercado hoje de Salvador mais Recife é maior que a Colômbia", afirma o empresário.


Especialista em importação de automóveis há mais de 20 anos, Habib foi o responsável pela introdução no Brasil da marca francesa Citroën. Ele tem hoje uma rede de quase cem concessionárias de veículos. "Vendo um carro a cada dois minutos."


Estima ter gasto R$ 100 milhões em propaganda neste ano. O comercial da JAC estrelado pelo apresentador Fausto Silva invadiu os canais de TV nos últimos meses.


Dono do grupo SHC, que fatura perto de R$ 5 bilhões por ano, Habib foi eleitor de Dilma Rousseff (PT) para presidente em 2010. Em São Paulo, votou em Geraldo Alckmin (PSDB) para o governo estadual. Eclético, acaba de se filiar ao PMDB.


Indagado se a construção da fábrica foi precipitada pelo aumento do IPI, ele nega. Mas não evita pressionar a administração federal.


"Se o governo não fizer mudança, nós não podemos fazer a fábrica. Mas eu te digo. Eu estive em Brasília. O governo está disposto a estudar mudanças para permitir a implementação de investimentos."


Fonte: Folha de São Paulo





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